Quem sou eu

Minha foto
Serviços de styling, produção de moda, consultoria de moda e estilo, personal stylist, closet clearing, personal shopping, palestras e bate-papo de moda, consultoria de moda empresarial...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Giovanni Frasson analisa o segundo dia do Fashion Rio inverno 2012



Tricôs ultra trabalhados, cinturas desabadas e novidades no jeanswear  marcam o segundo dia (sem chuva!) de desfiles no Piér Mauá. Giovanni Frasson, nosso diretor de moda, revela os highlights.
2nd Floor: “Jovem, arrojado e propondo um ótimo mix de materiais, a grife acertou em cheio ao misturar pelos com transparências e tweed jeans. Também gosto dos conjuntinhos preppy e das cinturas desabadas. Os acessórios vieram corretos, com excessão das meias patas, que deram uma cara de já-vi-isso-antes ao styling. Modelos mais clássicos e finos, tipo Manolo Blahnik, teriam finalizado melhor os looks.”
Coven: “Em seu melhor desfile até hoje, a marca trabalhau o tricô com maestria. Com técnica digna de alta-costura, peças apresentavam diversas larguras de ponto no mesmo tecido. Aplicaçoes de canutilhos contrastavam com a cartela de cores dos fios, fazendo um efeito positivo/negativo em determinados looks. Os jackards em matelassê e os de efeito pixaleado parecendo tapeçaria faziam a ponte perfeita entre o étnico e o elegante. O mais impressionante foi a capacidade de trabalhar de forma tão minimalista e diluída a referência da civilização Maia, sem perder em força ou rebuscamento. Precioso e sem exageros, como pede a estação.”
Melk Z-Da: “Apesar de criativo e ousado, Melk entra em um espaço desconfortável ao investir em alfaiataria e em longos transparentes e pepluns que lembravam muito recentes modelos da Givenchy. Adoraria que ele trouxesse referências nacionais ao seu design e atentasse mais para o acabamento de suas peças. Deslizes a parte, o estilista é certamente um talento a ser seguido.”
TNG: “Num bem sucedido crossover entre campo e a cidade, a TNG inovou em aplicar o trabalho da laise (campestre) no jeans (urbano). Também adoro os spencers, bem anos 80, as calças encurtadas, que dixaram as meias à mostra, e a lavagem dos jeans.”

Sacada | Rio de Janeiro | Inverno 2012

Maxime Peremulter fala sobre sua mudança para Ellus



Nome por trás da British Colony,Maxime Peremulter entrou para o time da Ellus. O carioca, filho do estilista George Henri, vai assinar a linha masculina da marca de jeanswear. A relação de Maxime com a Ellus é antiga: o estilista vendeu peças de sua marca na 2nd Floor (segunda marca da Ellus), quando ela ainda era uma multimarcas que reunia o trabalho de jovens estilistas.
“Sempre tive afinidade com a Ellus”, contou Maxime à Vogue. “A Adriana [Bozon, diretora criativa da Ellus] me ligou no fim do ano passado e fechamos isso.” O estilista conta que está em processo de imersão na marca de jeanswear, que define como “clássica”, e ainda não revela seus planos para a linha masculina da Ellus. 
A mudança pode deixar dúvidas quanto o futuro da British, que começou fazendo apenas moda masculina e depois abraçou a feminina, mas ela segue firme, com Maxime se dividindo entre os dois trabalhos. ”Continuo com mesma intensidade”. O estilista considera a volta da marca na próxima edição do Fashion Rio, onde vinha apresentando elogiadas coleções.

Um passeio pelas nas exposições do Fashion Rio


A temporada deste Fashion Rio é de inverno, mas o tema desta edição remete ao calor do Rio de Janeiro. A partir do tema “Sou Rio, essa bossa é nossa”, o evento preparou três exposições que mesclam de moda, arte, design e música e mostram como a cidade é influência para várias áreas.
Uma retrospectiva da obra do arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, com curadoria de Mari Stockler, foi montada no Armazém 5. A mostra traz diversas fotos do carioca, da infância aos dias de hoje, e remonta sua trajetória por meio de objetos pessoais, como cartas ou uma carteirinha escolar. Para completar, mais de 40 móveis assinados por ele foram reunidos ali, como suas famosas cadeiras e poltronas. O próprio Sérgio Rodrigues explica a história de cada peça, em gravações que o vistante pode ouvir em fones de ouvidos dispostos ali.
Já no Armazém 3, uma coletânea de capas de CD nacionais e internacionais, das décadas de 50 e 60 e com o Rio como pano de fundo foi reunida pelo baterista do Titãs e pesquisador Charles Gavin. Ali estão 20 álbuns assinados por Cesar Villela, que trabalhou com os principais nomes da bossa nova.
Para completar, imensos painéis com fotos clicadas pelo maquiador e fotógrafo Fernando Torquatto estão suspensas no Armazém 4. São retratos em preto e branco de personalidades que fazem parte do universo carioca, como Camila Pitanga, Chico Buaque, Luiza Brunet eRodrigo Santoro. Um belo programa para o intervalo dos desfiles.

Aline Weber desfila estampa-desejo pelos corredores do Fashion Rio



Para Aline Weber, não é só na passarela que se desfila. No segundo dia do Fashion Rio, enquanto corria pela Píer Mauá entre um backstage e outro, a modelo chamava a atenção com um look que misturava duas peças já usadas por ela na passarela. A jaqueta branca com estampa navajo é do inverno 2012 de Isabel Marant, quando ela desfilou com a calça do conjunto, que, por sinal, também foi arrematada pela top (veja abaixo). O white jeans com a estampa nas laterais virou item de desejo entre as modelos e editoras de moda, assim como ossneakers plataformados da marca (que, adivinhem só, ela também comprou!).
Para acompanhar o look, botas flats recém-saídas da passarela da Cantão, que desfilou no primeiro dia da temporada carioca. Mas como nem só de peças de desfile vive um bom look autoral, Aline completou a produção com vestido florido vintage comprado em um brechó em Nova York.

As “covenistas”: tricôs da marca mineira são hit no Fashion Rio



Segundo dia de Fashion Rio, com desfile da Coven no line-up. Mas não foi só na passarela que apareceram os tricôs trabalhados da marca mineira, que tem ganhado cada vez mais espaço no guarda-roupa das fashionistas. Pelo Píer Mauá, peças da última colecão da marca no look de quem sabe das coisas, como Joana Nolasco, da Via Flores (único ponto que vende Coven no Rio), Fabíola Cabral (ex-modelo e diretora de marketing da Via Flores) e Flávia Sampaio(dona da clínica Beaux), as “covenistas”.
“Vendemos Coven há dez anos, mas ultimamente os pedidos têm aumentado. Acho que eles acertaram a mão nessa ideia de tricô bordado. Chega a ter fila de espera na loja para os vestidos bordados”, conta Joana, a bordo de um modelo verde furadinho e justinho com contas douradas que formavam um desenho. Depois de assistir ao desfile, ela tem na ponta da língua o que deve ser hit do inverno 2012 da marca. “As peças com trabalho que imita jacquard e tipo tapeçaria, e os vestidos com franja na barra”, aponta (veja abaixo).

Espaço-hit carioca, Comuna tem programação off Fashion Rio


Um dos endereços mais comentados do Rio de Janeiro, a Comuna é um espaço 3 em 1, em Botafogo. O endereço reúne uma galeria, a CasaMata, que expõe trabalhos dos artistas que ocupam um ateliê no segundo andar da casa; um mix de bar e restaurante, o Café das Nuvens, e uma loja, a Sala de Estar, que vende peças de novos estilistas, recém-saídos da faculdade e que dificilmente teriam espaço para vender suas primeiras coleções — algumas delas são inclusive trabalhos de conclusão de curso.

Aproveitando o Fashion Rio, a Sala de Estar prepara três eventos paralelamente à semana de moda carioca. Hoje, (12.01) a marca Miss Manga, da estilista Luisa Daou (que também trabalha na Redley) lança coleção ali. Na sexta (13.01), a festa Bronze, organizada por Carol Luck, recebe a dupla eletrônica The Twelves (que já se apresentou no Coachella). No sábado (14. 01), Carolina Pinton, da equipe da British Colony, lança coleção de sua marca na Palaflou, festa semanal do espaço que rola entre o pós-praia e o começo da noite.