Christian Lacroix
Christian Lacroix
No final dos anos 1980, o francês Christian Lacroix ilumina o cenário da moda, marcado pelos estilistas japoneses e suas criações austeras. Seu excesso de tecidos, de cores, de volumes e de drama coloca de novo os holofotes sobre Paris, deixando claro que a capital francesa ainda é, sim, a meca da moda. Enquanto Lacroix existir, existirá a alta-costura tal qual foi costurada por outro Christian: o Dior.
Calvin Klein
O nova-iorquino
Calvin Klein abriu seu ateliê em 1968. Conquistou a clientela e a imprensa ainda durante a década de 1970, firmando a identidade minimalista da CK. Em 2003, o estilista vendeu as ações para o conglomerado Phillips-Van Heusen e acabou se afastando da área criativa. Atualmente, o inglês Kevin Carrigan, o italiano Italo Zucchelli e o brasileiro Francisco Costa compõem o
dream teamcosmopolita da Calvin Klein, garantindo que sua identidade minimalista e americana continue sucesso no mundo inteiro.
Jean Paul Gaultier
Jean Paul Gaultier
O enfant terrible da moda surge no início dos anos 1980 para ironizar, misturar e apaixonar. Desde então, os desfiles do francês Jean Paul Gaultier são um acontecimento disputadíssimo. Na década de 1970, trabalhou com Pierre Cardin. Por muito tempo foi o nome mais importante na Hermès. Atualmente, tem a própria linha de alta-costura e prêt-à-porter.
Karl Lagerfeld
Ele foi o criador mais presente e camaleônico desde que estreou na moda, em 1955. Karl Lagerfeld trabalhou com dois dos grandes nomes da moda, Pierre Balmain e Jean Patou. Passou pela Chloé, Krizia e Valentino. Desde os anos 1960, cria para a Fendi. Na década de 1980 assumiu a Chanel e iniciou a grife Lagerfeld Gallery, que em 2006 foi rebatizada de Karl Lagerfeld.
Ralph Lauren
Ralph Lauren
O vendedor de gravatas da década de 1960 foi o primeiro designer americano a ter uma loja com seu nome. Hoje é o estilista campeão de vendas em todo o mundo. Seu segredo é vender, a preços acessíveis, prêt-à-porter que sugere luxo e tem a cara de ser usado pela elite americana nas horas de lazer. Em 1997, a companhia passou a vender ações na Bolsa de Nova York, mas Ralph Lauren permanece firme na direção da empresa.
Questões de estilo
Assim, estilistas e grifes continuam a escrever a história da moda. Diante dos desafios para se adaptarem às pressões econômicas dos tempos modernos, a moda recorre a parceiros, como os conglomerados e o show business. No entanto, para que continue espalhando desejo e gerando sedução, um elemento é imprescindível: estilo. Antes de tudo, it’s all about fashion.