Quem sou eu

Minha foto
Serviços de styling, produção de moda, consultoria de moda e estilo, personal stylist, closet clearing, personal shopping, palestras e bate-papo de moda, consultoria de moda empresarial...

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O militarismo está mais vivo do que nunca


O militarismo está mais vivo do que nunca

Robert Geller: verão 2011.
Resolvi começar falando de uma tendência que parece ultrapassada, mas não está! Muito pelo contrário. Reapareceu com força total na semana de Moda de Nova York. E ainda mostrará sua carinha nas próximas semanas.
Há algum tempo, o militar vem deixando o patamar de tendência para virar um clássico no guarda-roupa masculino. O estilo se afirma a cada nova coleção, se reinventando e fugindo cada vez mais dos clichês. Tendência é isso: uma verdadeira enxurrada de informações que podem ser ditadas nas passarelas ou simplesmente em guetos e ruas de uma grande metrópole. Um vai e vem enlouquecedor!
Mas, muita calma! É preciso cuidado na hora de montar um look militar, para não ficar caracterizado como um soldado voltando da guerra. É claro que não é essa a intenção, certo? A melhor pedida é a mistura. Uma peça militar pode ser perfeitamente mixada com uma do street wear ou ainda com outras mais clássicas. Ai vale fazer o dever de casa na frente do espelho.
A inspiração militar está presente na moda desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os tecidos de cor verde oliva dos uniformes predominavam na indumentária masculina. Seu maior revival ocorreu nos anos 1980, quando os estilistas mostraram em suas coleções uma forte influência militar – mas ficaram muito distantes do gosto masculino. Em meados de 2008, ela voltou, e para ficar!
A tendência militar não se caracteriza somente pelos tons de verde e cáqui. Pode ser identificada pelos cortes, lapelas e aplicações. As parcas, os trench coats e os paletós ainda estão presentes, mas a diferença é o corte: mais limpo e estruturado. Alguns estilistas optam pelos detalhes mais sutis, mas mesmo assim as peças trazem a força do look militar. Tim Hamilton, por exemplo, optou por misturar coturnos com alfaiataria. Já Michael Bastian combinou o camuflado com a estampa de leopardo. Pode procurar no seu armário, o militar com certeza já esteve (ou está) por lá. Se não estiver, é uma ótima hora para dar uma renovada no que já virou clássico. Na próxima semana falarei da evolução dos ternos. Aguarde!

Parka, você sabe o que é?

É um casaco com grandes bolsos e geralmente com capuz. Foi pensado para ser usado pelos soldados nos anos 1930. Hoje em dia, ela aparece nos mais diversos tecidos e variações.

Onda verde

Cor ganha destaque em roupas, acessórios, objetos de decoração e design, trazendo de volta o clima dos anos 1970.

Com inspiração retrô influenciando as passarelas, não é surpresa que o verde abacate, um ícone dos anos 1970, tenha feito um revival tanto na moda quanto no design. A cor apareceu em várias peças, de roupas a acessórios. Emprestou sua energia a materiais como o couro, usado em casacos e luvas, e deu vida nova a bolsas e a exóticos peep-toes. Como tom de base, lavado, como apoio para estampas florais ou misturado ao lavanda ou ao dourado, o verde fica mais elegante.
Os desfiles de primavera/verão 2011 de Milão e Paris e a feira de moda masculina Pitti Uomo mostraram o verde em abundância. Em suéteres leves e em looks de couro, ele deu uma vibe vintage a várias combinações. Não faltaram estampas inspiradas nos anos 1960 e padrões roubados de temas polinésios. Alguns estilistas fundiram a cor com dourado, ferrugem e oliva, dando a ela outras dimensões.
O abacate e o oliva surgem como tons chave também na decoração. Um bom exemplo é a coleção de louças de Richard Ginori, sempre usada por grandes chefs para dar destaque especial a suas criações. No vaso de flores que desenhou para a Muuto, o designer Matti Klenell recortou a esfera verde com curvas estratégicas, aumentando o contraste com o vidro incolor. Enquanto o verde total dá charme aos headphones da Urban Ears.

Coturnos voltam com força e são tendência para o inverno


Coturnos voltam com força e são tendência para o inverno

Tudo começou no final da segunda guerra mundial, quando Klaus Martens, pensando em um tipo de bota que fosse mais confortável do que os modelos disponíveis na época, criou o coturno. Anos depois, já no final de década de 1970, punks e new waves consagraram o calçado. E agora, em 2011, o coturno apareceu com muita força na última temporada de moda e já é tendência para o próximo inverno. A novidade é que o solado pode ser de borracha ou couro e existem modelos para os mais diversos gostos, dos bem leves às versões mais pesadas. Veja abaixo alguns modelos desfilados nas semanas de moda internacionais e confira mais fotos...

VR Menswear resgata peças clássicas para a temporada de inverno 2011


Inspirada no agitado das grandes cidades, a coleção de inverno 2011 da grife masculina VR Menswear já chegou às lojas. Para esta temporada, a marca escolheu resgatar peças clássicas do guarda-roupas masculino, como casacos, camisas xadrez, calças de lavagem escura e peças de alfaiataria, como paletós. Na cartela de cores, tons como cinza, azul e verde. A campanha foi fotografada no Uruguai por André Passos.

Première Vision apresenta os tecidos para o inverno 2011


Première Vision apresenta os tecidos para o inverno 2011

Lãs que imitam malhas, rendas com padrão gigante e textura de pele ou de plumas são apenas algumas das novidades para a próxima temporada.

A feira de tecidos mais famosa do planeta, a Première Vision, apresentou durante três dias, de 14 a 16 de setembro, as principais tendências para o inverno 2011/2012.
A feira se divide em seis eventos diferentes (EXPOFIL, Première Vision, Indigo, Le Cuir à Paris, ModAmont e Zoompela Fatex), com expositores de 106 países diferentes, e recebeu 61.440 visitantes – 10% em relação a edição de 2009. O ponto forte do show foi a oposição entre os conceitos de “autenticidade e excentricidade”. O primeiro é baseado em fibras como lãs densas, algodões pesados, sedas flexíveis. O segundo tem seu foco na boêmia e na individualidade e ganha expressão em tecidos high tech, que podem refletir raios infravermelhos ou surpreender em jacquards que parecem brotar da pele.
Entre os destaques estão:
1) Lãs que imitam malhas (e vice-versa), texturas de peles com relevo ou estampadas, tecidos dupla face ou multicamadas, revestimentos e acabamentos inesperados.
2) Tramas de fios longos, como angorá e mohair, com efeito de pele ou de plumas, aconchegantes, e tecidos de toque ultra suave, superfícies escovadas.
Aplicações metalizadas, jacquards densos e tapeçarias, matelassés, tramas com fios soltos, estampados com flores e novas interpretações dos clássicos masculinos.

Formas geométricas, linhas gráficas: Bauhaus influencia o inverno 2011


Formas geométricas, linhas gráficas: Bauhaus influencia o inverno 2011


As linhas gráficas e os moldes estruturados da escola Bauhaus e do movimento construtivista inspiraram o inverno brasileiro. Cortes e estampas  criam formas geométricas e o couro dá um tom mais ousado às peças. Um perfume pop e alegre surge da paleta de cores contrastantes. Confira:

Saiba quais são as tendências de esmalte para o inverno 2011


Saiba quais são as tendências de esmalte para o inverno 2011

Novas coleções de esmaltes são lançadas praticamente todo mês e em meio a tantas opções de cores e acabamentos que fica quase impossível escolher o que usar no inverno 2011. Confira um resumo do que vai estar em alta na temporada:

Cores

Berinjela, uva, cinza grafite, chumbo, verde-acinzentado e o eterno vermelho, em tons fechados, serão as cores mais usadas no inverno 2011. A tendência Caramel, um marrom nude cor de bala de caramelo, também estará em evidência.
“Buscamos sair do óbvio no inverno 2011 e lançamos uma coleção instigante e misteriosa, que traz a sedução dos contos de fada”, explicou Renata Leite, gerente da Colorama. Ameixas, cinzas, rosas de diferentes tonalidades e um esmalte com glitter dourado, prateado e azul compõe a Espelho, Espelho Meu, coleção de inverno da marca.
“As tendências de inverno para esmaltes em 2011 são cores clássicas e sóbrias, que trazem o luxo das roupas para os esmaltes, como o nude, o azul intenso e os dourados metálicos. Releituras de tons vermelhos também estarão em alta, bem como cores que remetem à noite, como as peroladas e mais intensas”, ressalta Daniella Brilha, diretora de marketing da Risqué.

Acabamentos

Os esmaltes cintilantes, que já fizeram muita gente torcer o nariz,  foram resgatados neste inverno. Tons metálicos também estarão em alta na estação, mas isso não significa que o reinado dos foscos chegou ao fim. “Sempre procuramos trazer novas cores, mas os efeitos diferenciados de cobertura também estão presentes na coleção inverno 2011”, afirmou Luciana Laurito, gerente de marketing da Mundial Impala.
O esmalte 3D, já lançado há algum tempo, continua marcando presença nos próximos meses. Mais brilhantes que as versões com glitter, eles possuem efeito holográfico causado por micropartículas que refletem a luz, conforme sua incidência na unha.

Texturas

Além de acabamentos diferentes, os esmaltes do inverno 2011 podem ter texturas, como os efeitos craquelado ou flocado, lançados pela Big Universo em fevereiro e março, respectivamente. Os craquelados causam pequenas rachaduras na superfície da manicure e podem ser usados sobre qualquer cor, já os flocados compõe a coleção Fáculas Solares da marca com quatro opções de tonalidades.

A fofura esquisita do estilo Twisted Lady no inverno 2011


A fofura esquisita do estilo Twisted Lady no inverno 2011

Excêntrico e divertido, o estilo Twisted Lady (ou, em português, dama distorcida) apontado pelo site de tendências Stylesight ganhou forças nas passarelas brasileiras. Não entende do que se trata? Pense na blogueira mirim Tavi Gevinson, que representa bem o Twisted Lady ao misturar peças fofas e esquisitas.
O inverno 2011 vem com estampas kitsch (como as de boquinha de Reinaldo Lourenço), aplicações de renda e drapês na cintura. A paleta de cores exibe referências brilhantes e diferentes tons de azul e vermelho. Influência do movimento mod aparece nos botões oversized e nas formas quadradas.