Quem sou eu

Minha foto
Serviços de styling, produção de moda, consultoria de moda e estilo, personal stylist, closet clearing, personal shopping, palestras e bate-papo de moda, consultoria de moda empresarial...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Fashion Rio continua, mas calendário deve mudar bastante. Entenda



Foi divulgada na imprensa nesta terça-feira (20.11), por volta das 18h, que o Fashion Riosofreria mudanças drásticas: a semana de moda carioca deixaria de acontecer em janeiro, quando são apresentadas as coleções de inverno, que seriam apenas exibidas no São Paulo Fashion Week. O Fashion Rio passaria a apresentar apenas suas coleções de verão, pouco antes do SPFW, no mês de junho. Mais: em agosto aconteceria uma edição de alto-verão no Fashion Rio.
Fontes internas da Luminosidade, que detém as semanas de moda e que até às 21h não havia divulgado um comunicado, negam a informação. Mas corre no mercado que existem, sim, intenções de alterar o calendário oficial da moda brasileira, assunto já tratado abertamente porPaulo Borges em entrevistas à imprensa nacional.
A primeira ideia é unificar as semanas de moda. Todas as coleções de inverno seriam apresentadas em São Paulo e todas as de verão, no Rio. Daí o ruído na informação divulgada pela imprensa de que o Fashion Rio apenas deixaria de acontecer.
Paulo deve aproveitar a Copa do Mundo, que acontece no Brasil em 2014, para tomar uma segunda medida: estabelecer um novo cronograma para a apresentação das coleções e sua respectiva chegada às lojas, para dar mais tempo à produção das peças. Explica-se: enquanto lá fora existe um intervalo de no mínimo quatro meses para esse processo, no País o período diminui para menos de três.
Se os planos de Paulo derem certo, a temporada do inverno 2014 deve acontecer em novembro de 2013 (e não mais em janeiro de 2014). Assim, 2013 terá três semanas de moda (janeiro, junho e novembro). Em compensação, os fashionistas poderão assistir tranquilos à Copa: as coleções do verão 2015 seriam apresentadas em abril de 2014, antes da competição.
Update. Às 21h20, a assessoria de imprensa do evento enviou o seguinte comunicado por email: “A organização do Fashion Rio não confirma a nota publicada sobre a mudança no calendário da moda nacional para 2013. O evento continuará tendo duas edições anuais: verão e inverno.