Quem sou eu

Minha foto
Serviços de styling, produção de moda, consultoria de moda e estilo, personal stylist, closet clearing, personal shopping, palestras e bate-papo de moda, consultoria de moda empresarial...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Após 17 anos no SPFW, Ronaldo Fraga não desfila na próxima temporada



Ronaldo Fraga está fora do line-up do próximo SPFW. Depois de 17 anos desfilando no evento, o estilista (que sempre faz uma das apresentações mais aguardadas da temporada), decidiu pular o inverno 2012. No lugar, vai se concentrar no lançamento do seu livro Caderno de Roupas, Memórias e Croquis. O motivo, de acordo com o estilista, é repensar o sistema da moda. “Eu brinco que a moda acabou porque acredito que ela não existe mais como a conhecemos. Esse sistema comercial engessa, é angustiante e tira o brilho. Eu estou fazendo isso para justamente não perder o brilho”, explica.
O estilista garante que apesar desse “desconforto”, sua marca continua. “Eu adoraria ser como o Ferran Adrià, que passa seis meses trabahando no seu restaurante e os outros seis só viajando e pesquisando. Mas, infelizmente, não posso. Continuo sim fazendo coleções, tenho uma fábrica, lojas e um compromisso com as pessoas que trabalham comigo. Só quero usar outras mídias e explorar novas possibilidades de mostrar a moda, algo que já venho pensando há dois anos.” Seu inverno 2012, por exemplo, vai ser lançado na esteira do livro. “Onde for lançar meu livro, vou levar a coleção junto. Até porque ela é fruto do Caderno de Roupas, Memórias e Croquis“, adianta Ronaldo, que deve mostrar livro + coleção entre o fim de fevereiro e início de março de 2012.
Apesar da mudança, Ronaldo conta que continua o trabalha na organização do Minas Trend Preview. Mas não é contraditório? “Essa é uma decisão pessoal, com a minha coleção. Eu permaneço envolvido no Minas Trend, que está aberto a novidades e inclusive tem me dado espaço para discutir. Por enquanto, ainda estou tentando encontrar um jeito diferente de comercializar a moda no Brasil.”
Segundo Ronaldo, Paulo Borges foi compreensivo com a decisão. “Ele entende esse desconforto que eu tenho”, acredita. E será que esse movimento vai incentivar outros estilistas? “Olha, eu não sei dizer. Acho que cada um tem seu caminho, mas tenho certeza que todos partilham dessa mesma angústia.” Abaixo, confira na íntegra a carta escrita por Ronaldo.

Os bastidores do editorial com Alessandra Ambrósio e Rodrigo Santoro em NY


Como você já sabe, a 400ª edição da Vogue tem como protagonistas Alessandra Ambrósio eRodrigo Santoro. Para conseguir reunir os dois – ele, em meio a gravações com Jennifer Lopez em Los Angeles; ela, entre fotos e toda a preparação para o desfile da Victoria’ s Secret –,Vogue foi a Nova York clicar a dupla, que protagonizou editorial só com looks de festa.

Fotografado por Eric Guillemain, Longa É a Noite conta a história de um casal que se reencontra em uma festa e segue madrugada adentro, enquanto ela veste transparências e longos esvoaçantes. O shooting começou no Central Park, seguiu para o Upper East Side e terminou com uma senhora vista para o skyline nova-iorquino, na cobetura do Surrey Hotel.

O hotel, que acaba de entrar para a rigorosa lista do Relais & Chateaux (é o único de Manhattan com o selo), ainda foi cenário para outro editorial da edição de dezembro da Vogue. O endereço ainda abriga o Café Boulud de Nova York, spot comandado pelo chef Daniel Boulud, com três estrelas pelo New York Times, além de um spa e uma academia de ginástica completa.

O reconhecimento não é pouca coisa: o selo francês Relais & Châteaux é famoso por privilegiar hotéis e restaurantes de luxo localizados em propriedades excepcionais (daí o “castelos” do nome).  São lugares belíssimos, com alto nível de excelência, e que atendam a cinco princípios: personalidade, cortesia, calma, charme e boa cozinha. Tudo isso, no meio de Nova York.

Mais easy going que Rodrigo e Alessandra, impossível: a dupla posou para as fotos nas ruas de Manhattan e levou numa boa o assédio de fãs e transeuntes, que acompanhavam o ensaio a poucos metros dos dois.

Florence Welch é capa da Vogue britânica de janeiro


Um dos grandes nomes da música pop em 2011, Florence Welch está na capa da edição de janeiro da Vogue britânicaclicada por Mario Testino. O fotógrafo registrou Florence entre rodopios (veja no vídeo abaixo). A cantora inglesa, voz do grupo Florence and the Machine, faz três shows no Brasil em janeiro, em São Paulo (24), Rio de Janeiro (25) e Florianópolis (28).
Em agosto, Florence foi capa da Vogue japonesa, fotografada por Karl Lagerfeld. Dois meses depois, o estilista a convidou para se apresentar na passarela do desfile da Chanel, na semana de moda francesa. Florence cantou “What the Water Gave Me”, faixa do seu novo álbum, Cerimonials, que deve fazer parte do seu show no Brasil.

Editora da Vogue italiana se pronuncia sobre foto polêmica de Karlie Kloss



Uma das imagens que integra o editorial fotografado por Steven Meisel para a edição de dezembro daVogue italiana deu em diz-que-me-diz por conta da pose da modelo – a revista foi acusada de promover a distorção digital do corpo e até mesmo de propagar a estética da anorexia. Na semana passada, Karlie Kloss, a modelo, disse o que pensava sobre o assunto. Nesta segunda-feira (12.12) foi a vez de a editora da revista, Franca Sozzani, falar.
“Primeiro: quem disse que essas fotos foram modificadas pelo Photoshop está errado”, escreveu Franca em seu blog, abrigado no site da revista. “Segundo: são poucos os que entendem a fotografia e o ponto de vista do qual o corpo pode ser fotografado. Se há um desequilíbrio entre o busto e a pelve e a foto não for frontal, os quadris vão parecer maiores e a cintura mais fina.”
Terceiro: Karlie não só não é anoréxica, como tem um corpo com músculos em evidência (…), o que é razão suficiente para ela ter sido escolhida pela Victoria’s Secret, a marca de lingerie que ama mulheres reais (…), para a qual todas as modelos já posaram: Adriana Lima, Naomi Campbell, Tyra Banks, Eva Herzigova, Laetitia Casta, Bar Rafaeli, Gisele Bündchen ou Miranda Kerr (…).”
“Quarto: Eu não tirei a foto do site porque achei que serviria de mau exemplo devido à magreza, mas porque sei que as pessoas podem colocar rótulos sem pensar antes e acreditei estar evitando um debate sem sentido. Eu cometi um erro. Devia ter deixado a foto e que todos se expressassem de maneira livre. A foto é linda (…).”
“Quinto: Eu começei minha luta contra sites pró-anorexia como uma leiga mas nunca daria um mau exemplo. No entanto, se tiver que deixar de lado fotos experimentais especiais para evitar ‘erros visuais’, prefiro começar cursos de fotografia para educar as pessoas que não sabem nada sobre este campo. Olhem as fotografias de [Irving] Penn ou [Richard] Avedon nos anos 50 e 60. Mesmo com as modelos vestidas, você vai entender que movimento é um elemento-chave na fotografia deles e que os movimentos das modelos eram acentuados para dar mais profundidade para a imagem.”
“Sexto: antes de sair falando, por que não perguntar? Eu teria respondido, evitando tantas afirmações sem sentido.”


Vida de modelo: Isabeli Fontana divide a cena com um… porco



Neste sábado, Isabeli Fontana usou seu perfil no Twitter (@isabelifontana1) para contar da mais nova experiência de sua carreira: fotografar com um porco.
O animal, preto e bem grande, parece ser a atração da sessão de fotos, para o título Vogue (país não especificado). E parece ter conquistado o coração da top.
“O porquinho é fofo! Chega de comê-los, gente”, escreveu ela em uma das três fotos que postou do, bem, bichinho. Perguntada por um seguidor se o havia segurado, ela respondeu rindo que ele era “gordo, muito pesado”. Owwwwinc.

Angelina Jolie exibe looks clássicos em aparições públicas


A atriz e agora diretora Angelina Jolie anda mais chique do que nunca. Só nos primeiros dias de dezembro, ela exibiu looks clássicos, de tecidos nobres e cores neutras, sem estampas, a cada vez que saiu do carro para algum evento profissional.
Dá para perceber que cada aparição é milimetricamente planejada: as roupas são lindas, os cabelos estonteantes, make em dia. São ótimos exemplos para quem faz o mesmo estilo. Acompanhe.
Acima, no dia 05.12, em Nova York, ela se vestiu inteira de branco, by Stella McCartney, para uma reunião. No mesmo dia, mais tarde, trocou tudo por um vestido de seda marrom. À noite, preto longo de seda de Ralph Lauren para a première de seu filme “In the Land of Blood and Honey”.
No dia 06.12, Angelina vestiu cores claras para chegar a um programa de TV. E foi de calça + paletó pretos para um outro evento. No dia 08.12, suspiros: a atriz escolheu um longo estonteante, bem escuro, para exibição de seu filme. Nos pés, sapatos nude. Chique.

Aos 62 anos, Meryl Streep é capa da Vogue americana



Estar na capa da Vogue, nas palavras de Anna Wintour, “faz com que todos notem você de uma maneira que não haviam notado antes”. É provavelmente isso o que vai acontecer com Meryl Streepem janeiro de 2012, quando ela estiver nas bancas estampada na capa da edição americana da revista pela primeira vez (em maio de 2010, a atriz esteve na capa da Voguefrancesa). Aos 62 anos, ela é a mulher com mais idade a aparecer em uma capa da publicação.
Acompanhada de uma chamada que a considera “a maior atriz da América do Norte”, Meryl posou para a fotógrafa Annie Leibovitz com um vestido cinza, sentada sobre uma pedra na praia.
O motivo de seu nome ser ainda mais falado nas últimas semanas é a proximidade da estreia do filme A Dama de Ferro (2011, Phyllida Lloyd), no qual interpreta Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra britânica.
Vale lembrar: a atriz deu vida à personagem Miranda Priestly que, supostamente, faz alusão à Anna Wintour, no filme O Diabo Veste Prada (2006, David Frankel).

Alice Dellal: a nova musa de Lagerfeld?



Karl Lagerfeld tem uma lista extensa de musas. E são sempre elas que acabam sendo escolhidas para estrelarem as campanhas da Chanel, marca da qual é diretor criativo. Pois a lista acaba de ser atualizada com o nome de Alice Dellal.
Segundo o WWD, a modelo deve ser o novo rosto da maison, seguindo os passos de Blake Lively, Freja Beha, Lily Allen e Vanessa Paradis, outras garotas-propagandas que recentemente estamparam as campanhas da grife francesa.
O nome de Alice, que é filha da brasileira Andrea Dellal, pode até surpreender a primeira vista, já que a modelo, que é conhecida pelo corte de cabelo punk com metade da cabeça raspada, e toca bateria na banda Thrush Metal, tem uma aparência diferente do estereótipo chique e elegante da maison. Mas Lagerfeld é famoso por surpreender.

Na contramão do fast fashion, Maria Bonita lança linha de peças atemporais



Maria Bonita adicionou mais uma linha a sua produção. Mas se isso significa ter máquinas de costura trabalhando em ritmo acelerado dentro da fábrica, quer dizer o oposto quando a cliente encontrar as peças nas araras das lojas. Lançada esta semana, a MB Infinito traz peças feitas a partir de modelagens e cartela de cores atemporais, que atravessam as estações desprendidas de modismos – vide a camisa branca de manga longa e a calça cigarrette nude das fotos acima.
A ideia vai na contramão do fast fashion (um sistema que, só para lembrar, a marca jovem do grupo, Maria Bonita Extra, experimentou ao firmar parceria com a C&A): as roupas, feitas com tecidos que têm como característica a durabilidade, são tratadas como peças-investimento, aqueles bons clássicos do guarda-roupa sem apelo de moda percível. As camisas custam em média R$ 460; as calças, R$ 507.

Bar Refaeli pode ser a atração do próximo desfile da Ausländer



Depois de Zombie Boy e Andrej Pejic, a próxima atração do desfile da Ausländer será um tanto mais convencional. Bar Refaeli está cotada para participar da apresentação da marca na edição de inverno 2012 do Fashion Rio. “A vontade é grande, mas ainda estamos no momento negociação de cachê”, conta Ricardo Bräutigam, o Cadinho. E por que a Bar? “Tivemos uma resposta positiva com o Andrej e com o Zombie Boy, mas a Ausländer acabou ficando marcada como muito moderna. Então resolvemos procurar alguém para equilibrar isso e caímos no nome dela, que é uma pessoa que não vem muito ao Brasil e é bonitona”, conta. Vale lembrar que Bar não costuma participar de muitos desfiles.
A ideia de trazer uma modelo como Bar também tem a ver com o tema da coleção. Depois da geração Y do último verão, a marca aposta num inverno mais tranquilo, batizado de chill out. Na passarela, espere ver algumas roupas feitas de cobertor, resultado de uma parceria da Ausländer com a Cobertores Parahyba.
Sobre os planos de expansão da marca carioca, Cadinho conta que a primeira loja em São Paulo ainda é um sonho para 2012. “Está mais para plano do que prática”, diz ele, que tem se preocupado em fortalecer o atacado. “Deixamos de ser uma marca de t-shirt com duas lojinhas. Agora temos as peças do desfile e também uma coleção comercial.

Kate Moss posa com linha de joias que criou para a Fred


Kate Moss já criou coleção de roupas para a Topshop (que teve mais de uma edição, tamanho o sucesso), uma linha de bolsas para a Longchamp e outra de batons para a Rimmel. Em outubro, a top model inglesa fez sua estreia como designer de joias: desenhou uma linha de 22 peças para a marca francesa Fred, para quem vem fotografando nos últimos anos. Kate, claro, é a modelo da recém-divulgada campanha.

As peças são inspiradas em suas tatuagens  entre elas a âncora que também exibe seu marido Jamie Hince. São aneis, colares, pingentes e brincos em ouro e pedras preciosas. Para ressaltar suas criações, Kate pousou quase nua para a campanha – desde os anúncios da Calvin Klein nos anos 90 até o novo calendário Pirelli, nudez nunca foi um tabu para a top.