Quem sou eu

Minha foto
Serviços de styling, produção de moda, consultoria de moda e estilo, personal stylist, closet clearing, personal shopping, palestras e bate-papo de moda, consultoria de moda empresarial...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Editora da Vogue italiana se pronuncia sobre foto polêmica de Karlie Kloss



Uma das imagens que integra o editorial fotografado por Steven Meisel para a edição de dezembro daVogue italiana deu em diz-que-me-diz por conta da pose da modelo – a revista foi acusada de promover a distorção digital do corpo e até mesmo de propagar a estética da anorexia. Na semana passada, Karlie Kloss, a modelo, disse o que pensava sobre o assunto. Nesta segunda-feira (12.12) foi a vez de a editora da revista, Franca Sozzani, falar.
“Primeiro: quem disse que essas fotos foram modificadas pelo Photoshop está errado”, escreveu Franca em seu blog, abrigado no site da revista. “Segundo: são poucos os que entendem a fotografia e o ponto de vista do qual o corpo pode ser fotografado. Se há um desequilíbrio entre o busto e a pelve e a foto não for frontal, os quadris vão parecer maiores e a cintura mais fina.”
Terceiro: Karlie não só não é anoréxica, como tem um corpo com músculos em evidência (…), o que é razão suficiente para ela ter sido escolhida pela Victoria’s Secret, a marca de lingerie que ama mulheres reais (…), para a qual todas as modelos já posaram: Adriana Lima, Naomi Campbell, Tyra Banks, Eva Herzigova, Laetitia Casta, Bar Rafaeli, Gisele Bündchen ou Miranda Kerr (…).”
“Quarto: Eu não tirei a foto do site porque achei que serviria de mau exemplo devido à magreza, mas porque sei que as pessoas podem colocar rótulos sem pensar antes e acreditei estar evitando um debate sem sentido. Eu cometi um erro. Devia ter deixado a foto e que todos se expressassem de maneira livre. A foto é linda (…).”
“Quinto: Eu começei minha luta contra sites pró-anorexia como uma leiga mas nunca daria um mau exemplo. No entanto, se tiver que deixar de lado fotos experimentais especiais para evitar ‘erros visuais’, prefiro começar cursos de fotografia para educar as pessoas que não sabem nada sobre este campo. Olhem as fotografias de [Irving] Penn ou [Richard] Avedon nos anos 50 e 60. Mesmo com as modelos vestidas, você vai entender que movimento é um elemento-chave na fotografia deles e que os movimentos das modelos eram acentuados para dar mais profundidade para a imagem.”
“Sexto: antes de sair falando, por que não perguntar? Eu teria respondido, evitando tantas afirmações sem sentido.”