Quem sou eu

Minha foto
Serviços de styling, produção de moda, consultoria de moda e estilo, personal stylist, closet clearing, personal shopping, palestras e bate-papo de moda, consultoria de moda empresarial...

sábado, 18 de junho de 2011

Cenários incríveis no 5º dia de SPFW


Nesta sexta-feira, 18 de junho, os cenários se destacaram no SPFW. A começar pelaNeon, que escolheu o MuBe – Museu Brasileiro da Escultura – como palco de seu show inspirado na arte Bauhaus. A Ellus trouxe o universo rock´n´roll, com direito a música ao vivo, em uma passarela circular do lado de fora do auditório do Parque Ibirapuera. Fause Haten criou uma atmosfera teatral fazendo com que as modelos participassem da decoração. Adriana Degreas e Lino Villaventuraabusaram dos efeitos luminosos e de coloridos hipnotizantes. Relembre os melhores momentos do dia nas fotos abaixo!

O estilo da modelo Alicia Kuczman


Modelo desde os 14 anos, Alicia Kuczman, hoje com 18, sabe como poucas como é enfrentar uma maratona fashion. Apenas durante a temporada de verão 2012 doSPFW, ela desfila para 24 das 31 marcas femininas do line-up. Animale,Reinaldo LourençoAlexandre Herchcovitch e Maria Bonita são alguns exemplos de grifes que contam com Alicia no casting.

A top no backstage da Paula Raia.
O resultado parece estressante: entre três e quatro horas de sono por dia e alimentação formada basicamente por sanduíches de backstage. “Mas a gente já sabe que toda semana de moda é assim, então toda modelo já chega aqui preparada”, contou ela ao site de ELLE nesta sexta-feira, dia 17, em um breve intervalo entre a apresentação da Ellus e a da FH por Fause Haten.
Alicia revelou que, apesar de estar sempre por dentro das últimas tendências lançadas pelos estilistas mais renomados do Brasil e do mundo, o que ela gosta mesmo de comprar são roupas de brechó. “Noventa por cento do meu guarda-roupa são peças vintage. Eu acho incrível porque sei que só eu vou ter determinada coisa”, afirmou. Os melhores brechós do mundo, segundo ela, ficam em Londres. Em São Paulo, Alicia gosta de ir nas lojas da Rua Cardeal Arcoverde e na feira da Praça Benedito Calixto.
Entre as coleções desfiladas nesta temporada, ela destacou algumas peças que chamaram a sua atenção: a calça Tufi Duek que ela usou no desfile, o sapato preto da Priscilla Darolt e o vestido vermelho da Triton.

A calça da Tufi Duek (à esquerda) e o vestido da Triton que Alicia amou.

Bordados do SPFW

Os bordados vão desembarcar no verão 2012 com força total. Alexandre Herchcovitch, por exemplo, abusou das aplicações em renda. Huis Clos,Animale, Osklen, Iódice e Cavalera investiram em paetês e lantejoulas nas mais diferentes formas e cores. A Maria Bonita preferiu a tapeçaria e o ponto cruz. 

ALEXANDRE HERCHCOVITCH







Paulo Borges participa de debate e fala sobre a trajetória do SPFW

Paulo Borges é diretor do SPFW.
O lançamento das novas parcerias da Chilli Beans encheu o lounge do Clube SPFW na tarde desta quinta-feira, 17 de junho. Os estilistas Isabela Capeto e Ronaldo Fraga, além de Alexandre Herchcovitch (que já assinava uma linha em parceria com a marca), imprimem suas assinaturas aos óculos da grife, assim como o músico Carlinhos Brown.
Durante o lançamento, Paulo Borges, diretor do SPFW, se juntou a Carlinhos Brown, Ronaldo Fraga e Caito Maia, dono da Chilli Beans, para um debate mediado pelo jornalista Xico Sá. Confira os destaques do encontro:

Passado

Paulo Borges: “Há 15 anos eu estava na minha primeira semana de moda, explicando para todos qual era a função dela, o que o Brasil ganharia com ela e quais eram seus objetivos. Sempre vi potencial no país e procurava explicar isso aos outros de uma maneira realista. Acontecia em Londres, em Nova York, e também podia acontecer aqui. Sempre soube que era possível.”
Caito Maia: “Há 15 anos eu tinha um estúdio e sonhava em ser músico e vender óculos. Nunca imaginei que poderia participar de um projeto como esse da Chilli Beans e fazer parcerias com estilistas e artistas. Deixamos o mercado careta de lado e produzimos peças com total liberdade de criação.”

Futuro

Paulo Borges: “Quando penso no futuro já estou planejando as próximas edições do SPFW. O tempo todo estou tentando me desapegar do agora e me apropriar do amanhã. Minha rotina é olhar para frente, planejar o que há por vir. Há 15 anos eu acreditei naquele Brasil patriótico e nacionalista colocado pela ditadura, isso porque na época do regime eu ainda era menino. O Brasil deve ser um país de ações globais. A vibração da nossa semana de moda é muito intensa e isso se destaca aos olhos estrangeiros que conhecem o SPFW pela primeira vez.”

Democratização da moda

Ronaldo Fraga: “A moda promove a democratização, mas não podemos nos iludir, porque ela também segrega. Temos outros entraves hoje em dia e a as fórmulas caíram por terra. A liberdade do mercado é enorme.”
Paulo Borges: “Penso no SPFW como um instrumento para discutir a cultura de moda no país. Por isso cada edição tem um tema, elas servem de desculpa para trazermos debates para a sociedade. Nós transmitimos os desfiles que acontecem aqui na Bienal ao vivo pela internet há 10 anos, e a semana de moda de Nova York começou a fazer isso há 1 ano. A era digital tornou o mundo pequeno, as culturas globalizadas. Atualmente existe uma anarquia, porque enquanto o jornalista escreve sobre um desfile, aquele que trabalha com internet já publicou e quem tem perfil nas redes sociais já emitiu sua opinião.”

Incentivo à indústria têxtil brasileira é tema de debate no SPFW


Frente parlamentar pretende encorajar a produção nacional de tecidos através da redução de impostos.

Oswaldo Rosset, empresário, Rafael Cervone, Diretor Executivo Texbrasil, Vanderlei Macris, Deputado Federal e Fernando Pimentel, Diretor Superintendente da ABIT.
Oswaldo Rosset, empresário, Rafael Cervone, Diretor Executivo Texbrasil, Vanderlei Macris, Deputado Federal e Fernando Pimentel, Diretor Superintendente da ABIT.
Representantes da Frente Parlamentar do Setor Têxtil  se reuniram para discutir a indústria da moda nacional no lounge da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), durante o SPFW. O tema mais debatido foi o incentivo à fabricação de tecidos no Brasil e à exportação, que viria por meio da redução de impostos para os fabricantes.
A Frente Parlamentar, liderada pelo Deputado Federal Henrique Fontana (PT), já possui representantes de diversos partidos e irá se reunir com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, no próximo dia 22 para discutir essas ações.
Segundo o Deputado Federal Vanderlei Macris (PSDB), coordenador da frente em São Paulo, o maior desafio para o produtor brasileiro é competir com a China. Dados da ABIT mostram que as importações de vestuário cresceram 16 vezes nos últimos dez anos, ameaçando a indústria têxtil nacional, que hoje é a segunda maior geradora de empregos do Brasil. “O objetivo é conscientizar o governo federal de que ele precisa caminhar junto com a indústria da moda. É preciso reduzir impostos e impedir a importação ilegal e o superfaturamento”, afirma Macris.
Números apresentados pelo diretor executivo da Texbrasil (Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira), Rafael Cernone, comprovam a relevância da indústria têxtil. No Brasil, há cerca de 30 mil empresas de moda, que geram 8 milhões de empregos. “Só no nosso país temos todos os elos da cadeia de produção – desde a agricultura, que fornece as fibras do tecido, até o design. Ter a produção e o consumidor tão próximos cria uma cultura de moda no país”, explica Cernone. “Nosso objetivo é ter uma indústria mais forte, que respeite as leis trabalhistas e que seja sustentável”, resume Bonduki. “Temos a biodiversidade e a produção sustentável como vantagens competitivas sobre a China, além da criatividade de nossos estilistas, como vemos aqui no SPFW”, completa Macris.

Amapô

“A coleção foi pensada em cima do momento de transição que a gente tem que fazer quando sai da vida corrida e vai para um lugar diferente passar férias, dar um tempo e descansar”, explicou Carolina Gold, estilista que comanda a Amapô ao lado de Pitty Taliani. Cruzaram a passarela peças desestruturadas, com ombros derrubados, em cores vivas como o vermelho, o verde, o mostarda e algumas tonalidades de azul. Vários tipos de linho foram trabalhados ao lado da seda e da talagarça, um tecido estruturado usado para fazer tapeçaria e que na coleção deu forma a “vestidos peixe”, que remetiam à exuberância da natureza. “As estampas com cores fortes foram desenvolvidas pelo artista plástico Henrique Castro e aparecem em contra ponto aos tecidos lisos”, afirmou a designer. Para os meninos, detalhes arredondados, silhuetas amplas, estampas de listras, bolinhas e quadriculados. Tudo bem colorido e fresh.
Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012Amapô - SPFW - Verão 2012

Burberry Prorsum

Elegância e estilo descrevem a coleção masculina Primavera/Verão 2012 da Burberry Prorsum. Christopher Bailey, diretor criativo da grife, mais uma vez apostou em formas leves e em um mix de tecidos com cores clássicas e neutras. O estilo british predomina em toda a coleção. Trenchs, blasers, parcas e capas de chuva em tons clássicos como bege, marrom, caqui, azul e verde esmeralda. Modernos e joviais, os trench de Bailey não se restringem somente ao jacquard, mas ganham versões em couro com detalhes nas mangas e colarinhos em ráfia. Paletós em linho, gabardine e algodão dão o tom da estação. Tudo coordenado com calças em tons escuros, como azul, marrom e vinho. As clássicas camisas brancas também fazem parte da coleção, mas com desenhos aplicados na altura do peito. Pulôveres e malhas de linha em cores mais fortes como amarelo, laranja, ocre, terra e vinho se destacaram. O toque descontraído e elegante fica por conta dos acessórios, como mocassins em tons neutros (do bege ao marrom), bolsas em algodão e couro e bonés de ráfia. Apesar de se tornar cada vez mais high tech, com transmissão do desfile ao vivo e vendas das peças apresentadas na passarela em seu site de e-commerce, a Burberry desta vez deu um certo toque retrô às peças. “Eu queria celebrar o artesanal”, disse Bailey após o desfile.
burberry

Costume National

Ennio Capasa é o mestre por trás da bem sucedida mistura entre uma alfaiataria minimalista e o estilo rock’n roll pela qual a Costume National é conhecida. Feita na medida para quem gosta de uma moda mais ousada mas não abre mão do corte impecável, a marca conquistou clientes como Mick Jagger, David Bowie e Gael Garcia Bernal. Para o próximo verão, a grife retrabalhou o paletó, criando uma peça nova, misto de camisa ou jaqueta, com tecido leve, lapela e comprimento curto. O xadrez, típico do inverno, ganhou uma versão maior mas com linhas mais delicadas. E o shape variou entre o slim, tradicionalmente usado pela empresa, e as formas um pouco mais soltas. Paletós com bordas arredondadas e jaquetas mais retas, com fechamento lateral, chamaram a atenção num mar de peças cinzas com pontos de vermelho escuro.
Costume National

Milão Verão 2012: sai programação da semana de moda masculina


Milão Verão 2012: sai programação da semana de moda masculina

Começa hoje sábado, 18 de junho, a Semana de Moda Masculina de Milão. Ao todo, serão 38 desfiles que se estenderão até a terça-feira, 21 de junho. Confira, a seguir, o line up. O horário é local. Para saber o horário brasileiro, acrescente cinco horas. estaremos fazendo a cobertura completa . Acompanhe aqui!
18 de junho, sábado 
09h30 Corneliani
10h30 Ermenegildo Zegna
11h30 Ermenegildo Zegna
12h30 Costume National Homme
14h00 Dolce & Gabbana
15h00 Jil Sander
16h00 Frankie Morello
17h00 Burberry Prorsum
18h00 John Varvatos
19h00 Roberto Cavalli
20h00 Neil Barrett
19 de junho, domingo
09h30 Bottega Veneta
10h30 Emporio Armani
11h30 Ermanno Scervino
12h30 Salvatore Ferragamo
14h00 Pringle Of Scotland
15h00 Vivienne Westwood
16h00 Calvin Klein Collection
17h00 Trussardi
18h00 Prada
19h00 Moncler Gamme Bleu
20h00 Missoni
20 de junho, segunda-feira
09h30 Dirk Bikkembergs Sport Couture
10h30 Iceberg
11h30 John Richmond
12h30 Gucci
14h00 Etro
15h00 D&G
16h00 Canali
17h00 Z Zegna
18h00 Alexander Mcqueen
19h00 Nicole Farhi
20h00 Versace
21 de junho, terça-feira
09h30 Dsquared2
10h30 Giorgio Armani
11h30 Gazzarrini
12h30 Ports 1961
13h30 Enrico Coveri

A coleção da V.Rom vista do backstage da marca

No backstage da V.Rom, Igor de Barros, estilista da marca, me contou que seu verão 2012 foi totalmente inspirado no filme Fome de Viver.  Na passarela, alfaiataria desconstruída, brincadeiras com as camisas de smoking e a pegada street que a marca faz tão bem. No styling um exagero de metais.

O verão 2012 de Alexandre Herchcovitch

A trilha sonora, com sons de pássaros, barulho de cachoeira e passos em cima de folhas secas já dava o tom do que estava por vir. E veio! A inspiração do estilista Alexandre Herchcovitch foi a caça, a pesca e o camping. Com uma coleção superusável, as peças eram bastante utilitárias. A cartela de cores passeava pelo bege, o azul, o vermelho e o lima, sem falar nas estampas com folhas e pássaros. O pescador ou o caçador agora vão ter muito mais estilo. Destaque para as iscas artificiais utilizadas como broches ou chaveiro. O matelassê veio forte na coleção e,  como já vimos, foi uma tendência dos desfiles masculinos internacionais. Adorei!