Quem sou eu

Minha foto
Serviços de styling, produção de moda, consultoria de moda e estilo, personal stylist, closet clearing, personal shopping, palestras e bate-papo de moda, consultoria de moda empresarial...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eventos paralelos ao SPFW estendem influência da moda


A Oca reúne, entre os dias 14 e 19 de junho, dois eventos paralelos ao SPFW que inauguram nesta temporada de verão 2012 suas primeiras edições. No subsolo e no primeiro andar do prédio projetado por Oscar Niemeyer acontece o Design São Paulo, idealizado pelo colecionador Waldick Jatobá, a produtora cultural Katia d’Avillez e a economista Lidia Goldenstein. A organização do evento, realizado pela Luminosidade, espera cerca de duas mil pessoas por dia para prestigiar cerca de 120 peças. Os planos do salão também procuram expandir o conceito de Economia Criativa, projeto que pretende estender os ganhos econômicos gerados pelo SPFW ( a semana de moda paulistana movimenta cerca de 50 bilhões de reais por ano) para outras aéreas da arte, como o design.
O evento homenageia, em seu primeiro piso, criações dos irmãos Fernando e Humberto Campana (com curadoria de Maria Helena Estrada), o trabalho de Getúlio Damado e as obras dos designers Maurizio Galante e Tal Lancman, que frequentemente unem moda e design ao seus trabalhos. No segundo piso, foram montados diversos espaços que recebem 20 galerias e lojas de design, como Miniloft, Mendes Wood, Galeria Ovo, Modernariato e Firma Casa. Estudantes, visitantes convidados pelas galerias ou profissionais do ramo visitavam o espaço na tarde desta quarta-feira, 15 de junho.
Alguns vendedores presentes no local afirmaram à reportagem  que o início do evento, ainda pouco movimentado, não estava rendendo boas vendas, mas os preços das peças, que variam muito e podem chegar a até 192 mil reais em uma poltrona assinada pelos Campana, parecia não ser uma preocupação para os expositores, ainda confusos quanto aos objetivos do projeto. “Ainda não sei o que esperar do Design São Paulo, pois é o primeiro ano. Vim aberto para diferentes possibilidades, para ver se vai ser um evento de vendas ou se vai ser algo mais cultural, voltado para a troca de informação e exposição de trabalhos”, explicou o designer Zanini de Zanine, que expunha quatro de suas criações – duas de edição limitada e duas desenvolvidas especialmente para o evento – no espaço da Galeria Doïz.
O proprietário da Galeria Artemobilia, Sérgio Campos, também ressaltou o aspecto pioneiro do salão, colocando as vendas em segundo plano. “Vender as peças é consequência, o importante é participar de um projeto inédito. Temos um evento no [clube] Hebraica anualmente, voltado para antiguidades, a Casa Cor, focada em decoração, a SP arte, para o mundo das artes plásticas, e a Bienal, pensada especialmente para arquitetura. Agora é a vez de algo desenvolvido especialmente para o design”, disse.
Galeria Mais
Outro projeto que estreia na Oca nesta temporada é a Galeria Mais, salão de negócios com marcas como Lita Mortari, Pedro e Reinaldo Lourenço, Lino Villaventura, Clube Bossa, Gloria Coelho e Uma. A British Colony, que montou um estande com a coleção de verão 2012 recém desfilada no Fashion Rio, só recebia pedidos de lojistas e compradores de atacado. Desde a abertura do evento, na terça-feira, 14 de junho, o estande havia recebido aproximadamente 15 visitas.
O espaço da estilista Adriana Degreas, que também faz showroom no Hotel Fasano, não havia recebido nenhuma proposta de compra até a tarde desta quarta-feira, e os corredores vazios do evento entregavam que o movimento estava fraco. Mesmo com o número baixo de visitantes, Susana Souza, vendedora do espaço do estilista Alexandre Herchcovitch, tinha fechado negócio com compradores de Recife e negociado com mineiros e cariocas. “Também falei com interessados em exportar as peças para a Ásia e com uma francesa, mas a maioria dos estrangeiros que passaram por aqui foram mesmo da imprensa”.