Quem sou eu

Minha foto
Serviços de styling, produção de moda, consultoria de moda e estilo, personal stylist, closet clearing, personal shopping, palestras e bate-papo de moda, consultoria de moda empresarial...

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O decote das costas e a Depressão de 30


No período da Depressão que iniciou-se em 1929 e se estendeu por toda a década de 30 acabando somente no início da II Guerra Mundial marcou de forma drástica a estética da moda daqueles tempos. Nesse período de incertezas,desempregos em massas e revoluções políticas era absolutamente natural que a forma de vestir-se ganhasse suas devidas adaptações.  A maioria, por muito pobre que fosse, queria ter uma determinada aparência. Nunca foi tão valorizada a importância da roupa adequada como na época da Depressão.

A senhora dos anos 30 usava vestidos compridos à noite, e tinham que ser de seda! Estes vestidos  de cetim de seda resplandecente não precisavam de qualquer fecho. Uma característica marcante eram os decotes. Pronunciados e nas costas eles não conheciam limites.  Muitos atribuíam esta evolução à pudica censura cinematográfica norte-americana, que não permitia que o decote no peito fosse mais pronunciado.  Por isso, a Hollywood da década de 30 exibia as costas desnudas o que foi copiado por todo o mundo. Os decotes profundos das costas eram frequentemente realçados com uma fiada de pérolas suspensa, de modo simples, mas eficaz. O patriarca entre os fotógrafos norte-americanos Edward Steichen documentou e nos legou imagens maravilhosas dessa elegância que precedeu a guerra com seus provocantes decotes "Hollywood". São imagens fantásticas.