Último dia de evento, com desfiles de João Pimenta, Fernanda Yamamoto, Amapô, André Lima e Ronaldo Fraga. No meio de tudo isso, o FFW mostra a beleza de cada um dos desfiles, com todos os detalhes.
RONALDO FRAGA
©Sergio Caddah/Agência Fotosite
Marcos Costa embarcou na ideia de Ronaldo Fraga e bebeu na fonte do Rio de Janeiro dos anos 30, e no sambista Noel Rosa. Ele fez, então, uma maquiagem melancólica, apenas com base e pouco pó, inclusive na pálpebra móvel. Além disso, apenas um gloss pérola, aplicado nos lábios. Algumas modelos terão pedras imitando cristais coladas no rosto, para lembrar os pierrôs.
©André Conti/Agência Fotosite
O cabelo tem textura de “podrinho”, feito com babyliss e usando a textura que as modelos já estavam (dos desfiles anteriores), depois preso em coque despojado com muitos grampos.
©André Conti/Agência Fotosite
ANDRÉ LIMA
©Sergio Caddah/Agência Fotosite
Assinada por Robert Estevão, a beleza de André Lima tinha um olho gráfico bastante impactante, com sombra cremosa vermelha, delineador preto que faz uma ponta para fora do olho, pigmento dourado aplicado no canto interno e lápis preto na linha d’água. A sobrancelha é preenchida, há máscara nos cílios superiores e inferiores, blush cremoso pêssego, boca rosa clarinha, e iluminador no nariz e nas têmporas.
©André Conti/Agência Fotosite
©André Conti/Agência Fotosite
O cabelo é bem colado na parte de cima, com spray, e tem uma trança no rabo de cavalo, que é presa no início do rabo, com grampos.
©André Conti/Agência Fotosite
AMAPÔ
©Rafael Cañas/Agência Fotosite
“É um nada com texturas”, explicou o maquiador Ricardo dos Anjos sobre a beleza do desfile da Amapô. A marca, que geralmente aposta em maquiagens mais ousadas, dessa vez vai de “nada”. Na boca, o batom Siss, da MAC, “que tem cor de papelão”, segundo Ricardo. Ele é aplicado também nos olhos, com gloss marrom e gloss transparente para criar volume nos olhos, combinado a um delineado branco, gráfico. Blush cremoso dourado do osso das maçãs até quase o nariz, para dar impressão de solzinho tomado. Há ainda outra versão do make, com batom quase laranja (mas bem sutil), que também é aplicado nos olhos, com gloss transparente e delineador branco.
©André Conti/Agência Fotosite
©André Conti/Agência Fotosite
©André Conti/Agência Fotosite
O cabelo tem textura seca, feito com spray seco (divide-se o cabelo em mechas, aplica-se o spray e depois é passado os dedos), e preso em um rabo de cavalo baixo, finalizado com um laço de plástico gigante.
©André Conti/Agência Fotosite
FERNANDA YAMAMOTO
©Gustavo Scatena/Agência Fotosite
Para a maquiagem de Fernanda Yamamoto, Marcos Costa resolveu fazer uma homenagem ao Cerrado – ele é de Goiânia – também inspirado pela cartela de cores usada no desfile, com foco no terracota. Para isso, uma pele bem natural, com blush bronze, olhos apenas com máscara de cílios e batom marrom, tom super dos anos 90.
O cabelo é preso no alto da cabeça, em um coque bem firme, que sustenta folhas secas típicas e originais da vegetação do Cerrado, que Marcos coletou há cerca de um mês e meio, quando visitou sua mãe. Os exemplares de folhas de pequi, xixá, eritrina, jenipapo e jatobá foram regados com água mineral todos os dias, para simular o sereno, e para que eles ficassem conservados até o desfile.
©André Conti/Agência Fotosite
©André Conti/Agência Fotosite
JOÃO PIMENTA
©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite
A beleza de João Pimenta foi assinada por Ricardo dos Anjos que definiu em duas palavras a inspiração: David Bowie. O músico foi o ponto de partida para a marca e para o maquiador. “Colocamos o cabelo com gel para trás, fizemos uma pele pouco corrigida, com blush bem marcado para deixar o rosto mais fino, com um leve gloss nos lábios. Tudo para ficar com uma cara bem David Bowie”, contou Ricardo.
©André Conti/Agência Fotosite