A VISÃO – O QUE O HOMEM TEM PARA
MOSTRAR QUE AS MULHERES GOSTAM DE VER
Este é o segundo texto dos quarto sentidos e a moda. Depois do paladar é a vez da visão e a moda. Para escrever este texto sobre o sentido da Visão, utilizei o ponto de vista feminino para a moda masculina.
Vou falar de um assunto que é uma constante briga que eu tenho com minhas amigas, professoras, estilistas, jornalistas, estudantes enfim, todo mundo é contra um pensamento meu – Não existe moda para homem, existe sim uma releitura do que já foi criado.
A nudez masculina esta cada vez mais presente em anúncios de roupas masculinas.
É um contra senso, a moda que para a mulher sempre foi uma paixão e um desejo de consumo o mercado entendeu isso e criou uma dinâmica de lançamentos. Para o homem sobrou ir para a academia e tentar ter um abdômen de tanquinho e um corpo malhado. O mercado que mais investe no homem hoje é o da beleza. Homens que como eu estão na faixa de 40 e 50 anos se cuidam sem e muito.
Para o escritor francês Farid Chenounes, o culto à roupa é a pele da sociedade. “É possível explicar o mundo tomando a moda como metáfora. Não existe gente nua, existem pessoas sem roupa”, diz. Autor de livros como Homens e modas – dois séculos de elegância masculina e o Underwear feminino.
Colaborador de publicações como a revista Vogue Hommes e o jornal francês Libération, o escritor usa a psicanálise para distinguir a moda feminina da masculina. Diz que para o homem ela é obsessiva e para a mulher, histérica. A obsessão masculina se traduz nas repetições e nas mínimas variações. “A moda masculina é arcaica no bom sentido – o homem busca seus ancestrais”, afirma. “A mulher nunca está satisfeita. Sua frase chave é: ‘Não tenho nada para vestir.’ Ela quer dizer: não tenho nada que hoje confirme que sou mulher. É uma busca sem fim da feminilidade.” Para Chenoune, enquanto a roupa feminina mira o futuro, a masculina se volta para o passado.
A
A moda masculina recicla o que já existe, sobe os botões do terno para três, quatro, volta para dois”, diz. “Temos a cultura de transmitir o nome do pai e os bens para o filho. Há uma necessidade de assegurar essa transmissão para garantir a continuidade. “
“O terno é uma expressão desse poder”, acredita. Ele cita o príncipe Charles como exemplo de elegância. A mulher sempre transitou com desprendimento no terreno da moda – até para incorporar trajes masculinos em seu guarda-roupa. Por muito tempo, a esfera de ação feminina foi a casa e a beleza. Não tinha projeção política nem responsabilidades profissionais.
“A moda é uma expressão da feminilidade ao longo das épocas. Vestida, a mulher pergunta ao espelho: continuo sendo feminina? É uma eterna reafirmação”, observa.
Também autor de um livro sobre o estilista francês Jean Paul Gaultier, ele reforça que a cultura gay ajudou a quebrar a rigidez do estilo clássico, que veste praticamente 90% dos homens. “As cores mais alegres, tecidos mais ousados, o decote V, as camisetas colantes e as calças mais justas são propostas de criadores homossexuais que renovaram o vocabulário da moda masculina”
A vaidade dos homens esteve adormecida desde que o dândi inglês Brumel, pai da moda masculina contemporânea, decretou no século XIX que ser elegante era ser discreto a ponto de parecer invisível. Assim, as cores escureceram e o brilho se apagou do vestuário masculino. A vaidade deveria ser disfarçada em displicência. O problema sempre foi estabelecer uma fronteira entre a displicência e o desleixo e evitar tediosas repetições.
E a mulher? Ah, a mulher tem uma doce essência chamada feminilidade e delicadeza.
Sua pele, sua voz, sua maciez, tudo é feminino e, a moda foi feita para realçar os melhores atributos de uma mulher.
Um decote, um vestido que valoriza as pernas (assim como um salto) e suas curvas (o homem quando tem curva é de barriga) a moda foi feita para as mulheres com sua feminilidade.
Mas o que os homens tem para mostrar que as mulheres gostam?
Em um ambiente de praia e sem muita roupa, um corpo bem malhado chama a atenção. Um homem bem vestido com um costume bem cortado, chama a atenção.
Uma roupa casual colocada com estilo realça a personalidade do homem e chama também atenção.
Acho que a moda masculina quem faz é o próprio homem com seu estilo e com sua personalidade.
Desde os homens de branco (médicos), aos homens de preto (publicitários), aos de terno bem cortados e de grifes (os eternos yuppies) aos despojados que fazem do seu astral a sua moda.
Agora, o que mais chama a atenção das mulheres em um homem, é seu charme.
HOMENS! Tenham charme, abram um sorriso sem medo de fazer feio. As mulheres agradecem.
TEXTO E PESQUISA :THIAGO MERKLE....