As golas ganharam um foco importante nas últimas temporadas e nas seasons Cruise e Primavera /Verão 2012 nós tivemos essa confirmação. Popular em toda a história do vestuário como forma de embelezamento, sendo utilizado como acabamento de uma peça, as golas ganharam um poder sem igual principalmente nas décadas de 30 e 70. Com inspiração nas décadas passadas o blog ART MODE PASSION mostra os pormenores desse trend para a próxima estação.
Dois séculos de influência
Embora as golas contrastes tenham surgido na década de 20 -30, ela ganhou enfoque nas décadas seguintes como forma de romantismo e embelezamento numa época austera. Os vestidos e tops simples ganhavam um plus com golas interessantes e bem trabalhadas. Com o advento do sportwear as blusas de colarinho e blusas de tecidos mantém a tendência nos anos 40 e 50. Nos 30’s a feminilidade das golas foram revividas durante a revolução Mod, um movimento estético que está influenciando até hoje.
A camisa
No comeback da gola, é claro, a camisa do homem serve de forte influência nas medidas do colarinho e transforma-se em um item popular no closet da mulher. O estilo clássico do colarinho branco foi usado no esporte (principalmente o tênis) já em 1900 e na década de 50 virou um item day-by-day para as mulheres antenadas da época. No Verão 2012 vários designers ofereceram versões de golas em camisas de mangas longas e curtas, muitas vezes abotoadas até o pescoço.
Camisas estampadas e o mood setentista
Apesar da popularidade das golas contrastantes nos anos 40 e 50 foi na icônica década de 70 que as camisas estampadas com golas atraentes tornaram-se um trend de verdade. Estilistas revisitaram esses anos dourados e trouxeram para os catwalks do Verão 2012 versões também estampadas, tecidos finos, prints contrastantes sobre uma gola adversa e também em versões românticas.
Alto contraste
Colarinhos contrastantes emolduraram o rosto de muitas estrelas do cinema na década de 30 firmando esse detalhe da peça em uma importante tendência para o vestuário da época. Nos anos 60 e 70 vimos um ressurgimento desse estilo de contrastes em vestidos e blusas com stark branco sobre preto, ou vice-versa para um estilo colegial chic. No verão 2012 estilistas reeditaram esses colarinhos em preto ou branco (às vezes destacáveis) que já nascem hit e prometem fazer a cabeça das mulheres trendnistas.
Vistas também ganham o contraste
As golas e vistas de camisas e vestidos tornaram-se uma marca registrada no início dos anos 60 e 70 como parte da Era Mod. Não só a gola mas a parte frontal ganhava também essa diferenciação em relação ao resto da peça.
Golas Peter Pan
Um símbolo perene da feminilidade recatada, as golas Peter Pan tem servido com um detalhe fundamental e roupas de mulheres e crianças. Muito popular na década de 30, as golas Peter Pan em contraste foram reprisadas nos anos 60 e 70 pelas icônicas designers Mod, Mary Quant e Barbara Hulanicki. O estilo girlish destas golas adicionaram inocência irônica em vestidos nesta temporada encarnando uma estética perversa.
A evolução da gola
Golas com interferência de rendas