Eu fiz uma matéria sobre a Apple, exatamente quando foi lançado o Iphone, fazem alguns anos atras. Logo abaixo deste texto, reproduzo a matéria da forma original.
Ontem morreu de câncer, Steve Jobs o grande ”gênio” dos nossos tempos. Steve foi muito importante para nós. Influenciou o mundo inteiro e mudou vários mercados com seus produtos. Seus grandes” insights” , como qualquer gênio da história, aconteceram ainda muito jovem, nos anos 70. Sim Steven vem da geração dos “doces malucos” que queriam mudar o mundo e ele conseguiu. Na moda foram os anos mais criativos e inovadores todos sabem disso.
Steve morreu com a mesma idade que eu tenho, ontem me senti meio orfão de um irmão. Sou marketeiro, publicitário e editor da Comunidade Moda. Cresci com a tecnologia da Apple. Foram as agências de propaganda as primeiras a assumirem os Macintosh da Apple que eram e continuam sendo computadores graficamente muito poderosos e com um design insuperável.
As agências e a Burti (Gráfica) fizeram a operação de impressão ganhar uma velocidade e uma eficiência que mudou tudo, cresci vendo e participando de todas estas mudanças.
Acredito que o “ipad” decretou o fim da mídia impressa, tudo é uma questão de tempo. Assim como o “itunes” acabou com o mercado de discos.
É irreversível outras mudanças que ainda estão para vir. A propaganda vai mudar seus formatos. A internet socializou a criatividade e qualquer um tem uma mídia nas mãos com seu “iphones” para se tornarem celebridades de um dia para outro.
Tomara que toda esta tecnologia consiga em um futuro muto próximo, descobris a cura para doenças como o câncer, o alzheimer e outras doenças que ainda tiram da gente, gente como Steven ainda muito jovem e com tanta coisa para viver e criar.
Steve será insubstituível. Uma pena.
“Melhor ser pirata, do que marinheiro…” Steve Jobs
”Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração.
Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração.”
Steve Jobs
Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração.”
Steve Jobs
MARKETING – EU COMPREI MEU IPHONE – APPLE
APPLE – COMO REFAZER UMA BOA MARCA
ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE PRODUTO
Wozniak se ocupou em computer-design por um tempo quando, em 1976 desenhou o que seria então o Apple I. Jobs, com um olho no futuro insistia em vender junto com Wozniak esta máquina e em 1º de Abril de 1976, a Apple Computer nasceu.
A Apple, criou o legendário Macintosh que foi o primeiro computador portátil de alta performance que era muito caro em comparação aos PCs. O Macintosh foi logo adotado pelas agências de propaganda e em conseqüência pela indústria gráfica. Mas ficaram limitados a este mercado e a poucos que gostavam do seu design moderno que é reconhecido até hoje e fez escola.
Sua plataforma de softerware não conversava com os PCs e principalmente, não conversava com o Windows e seus complementos. Durante anos a Apple ficou em segundo plano neste mercado até adotar a postura de desenvolver produtos voltado para o segmento de entretenimento e publico mais jovem. Com isso nasceu o Ipod, com o design Apple e com a promessa principal de ouvir musica em um aparelho minúsculo com um som extremamente bom e, em um formato digital.
O Ipod conquistou o público, agregou valores de modernidade de tecnologia e de design para um publico que cresceu plugado na internet. Neste momento para frente a Apple começou a crescer com seu público (sempre falo isso) lançou novos modelos até chegar no Iphone que é uma moda mundial (acabei de comprar o meu).
Paralelamente desenvolveu uma linha de computadores mais acessíveis em termos de custos já conversando com as plataformas do windows, sem perder o design que sempre caracterizou os produtos da Apple, abriu lojas conceito, nas principais capitais e shoppings do mundo e tornou a expressão LOJA EXPERIMENTO (ver, testar, ouvir e comprar) uma grande verdade no marketing e no varejo. A internet e o marketing viral se encarregaram do resto.
Hoje eu vejo uma geração comprando seus Macintosh´s e falando no seu Iphone. A Apple virou MODA e sua maçã hoje é um símbolo de status e design. Parabéns Steven Jobs. Você fez a história.