Quem sou eu

Minha foto
Serviços de styling, produção de moda, consultoria de moda e estilo, personal stylist, closet clearing, personal shopping, palestras e bate-papo de moda, consultoria de moda empresarial...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Milão causa imbróglio no calendário de moda internacional



O fatídico 2012 ainda não chegou, mas já está causando polêmica até no mundo da moda. É ocalendário das semanas de moda internacionais que está em jogo. Quem dá o start na temporada é Nova York, que tem como regra começar seus desfiles na segunda quinta-feira de todo fevereiro (coleções de inverno) e setembro (verão). Em seguida vem Londres, Milão e Paris; tudo muito civilizado. Até então.
Finda a recém-desfilada temporada de verão 2012, Milão anunciou que vai realizar sua semana de moda do verão 2013 antes do previsto. Se este ano a maratona italiana começou em 21.09 e seguiu até 27.09, em 2013 ela está prevista para iniciar em 19.09 e terminar no dia 25.09, o que coincidirá com a semana de Londres (21 a 25.09) e com os dois últimos dias da temporada americana (13 a 20.09).
Os organizadores da semana de Londres, assim como os de Nova York, afirmam que a mudança desrespeita um acordo firmado em 2008. Já Mario Boselli, chefe da Camera Nazionale della Moda (responsável pela semana de moda de Milão), reclama que a convenção só era válida por três anos. A instituição teme que a data originalmente prevista para a temporada italiana atrapalhe os prazos de produção e entrega das grifes participantes. A principal defesa dos italianos é a de que a segunda quinta-feira de setembro de 2012 cai em um período já bastante adiantado.
Nova York declarou que não quer antecipar a data de sua semana de moda, em carta aberta escrita por Diane Von Furstenberg, presidente do CFDA (o conselho de estilistas americanos), divulgada na sexta-feira (07.10). “A cada ano, o calendário avança um dia. Em alguns anos, ele será melhor para algumas cidades, em outros  anos, não”, escreveu a estilista. Já o Conselho de Moda Britânico declarou no mesmo dia achar “decepcionante” a decisão sobre a mudança de datas anunciada por Milão.
Presidente da Condé Nast, Jonathan Newhouse disse ao WWD que os editores das Voguesinternacionais apoiam o atual calendário. Sugeriu ainda que a editora da Vogue italiana pode não comparecer à semana de moda italiana se a mudança persistir.