Marcos Proença está entre os cabeleireiros mais disputados de São Paulo. Em sua lista de clientes, atrizes como Flávia Alessandra e Deborah Secco e nomes como Helena Bordon, Ana Claudia Michels e Julia Petit. Seu sucesso acaba de ganhar um belo reconhecimento. Na noite do próximo dia 25 de outubro, o hair stylistrecebe o título de Cidadão Paulistano, homenagem concedida a pessoas que não nasceram em São Paulo, mas que tiveram uma carreira de destaque na cidade.
Nascido em Sorocaba (interior de São Paulo), Proença começou a trabalhar como cabeleireiro em um salão de Votorantim (SP), que funcionava na garagem de uma vizinha, após frequentar um curso promovido pela prefeitura da cidade. Pouco depois, Proença já era professor do curso, formando mais de 60 alunos. O cabeleireiro trocou então o interior pela capital e, após passagem pelo W, abriu seu próprio salão – concorridíssimo, vale dizer –, que emprega quase cem funcionários.
“Fiquei muito emocionado quando soube da homenagem”, conta ele à Vogue. “Tenho consciência de que meu trabalho é uma prestação de serviço, sem me deslumbrar. O mais importante é o cliente e saber ouvi-lo.” A cerimônia, na Câmara Municipal de São Paulo, terá a presença de Lu Alckmin, primeira-dama do Estado de São Paulo, e do prefeito Gilberto Kassab.