Quem sou eu

Minha foto
Serviços de styling, produção de moda, consultoria de moda e estilo, personal stylist, closet clearing, personal shopping, palestras e bate-papo de moda, consultoria de moda empresarial...

sábado, 15 de outubro de 2011

Karlie Kloss, a modelo que pode ser a próxima Gisele Bündchen


Vogue britânica declarou na última semana que Karlie Kloss será a próxima grande modelo da moda. Nascida em 03.08.1992 em Illinois, EUA, ela fez seu primeiro editorial para a Teen Vogue em agosto de 2007. No mês seguinte, fez mais um. E, no outro, já desfilou para a Calvin Klein como exclusiva. Daí em diante, se tornou presença constante nas capas e páginas das revistas mais importantes da indústria. Hoje, aos 19 anos, isso mudou: Karlie Kloss continua na capa – porém, não apenas na condição de modelo, mas também como uma notícia.


Tome esta última temporada, de verão 2012, como exemplo. Logo no início, em Nova York, foi distribuída no Lincoln Center a edição especial da revista Life que trazia a modelo na capa (e, vale dizer, as outras modelos que estiveram nesse espaço antes dela foram ícones comoVeruschkaSuzy Parker e Naomi Campbell). Na ponte aérea entre Londres e Milão oSunday Times Style, também com ela na capa, circulava com a chamada que convidava a conhecer “a garota mais quente da cidade” – a mesma que ofereceu cookies caseiros para a equipe da publicação quando os recebeu para a sessão de fotos na casa que mora com sua família atualmente, em St.Louis, Missouri.
Ainda que tenha uma beleza tipicamente americana, Kloss não se encaixa no estereótipo de girl next door (afinal, ela esteve no baile de formatura do colégio no qual estudou, mas foi com um vestido Jason Wu feito sob medida pelo estilista, como presente). O que ela tem de diferente, afinal? “Karlie tem um tipo de carisma que é mais comum às brasileiras do que às modelos do leste europeu”, explica Giovanni Frasson, diretor de moda da Vogue brasileira. É de se entender, portanto, porque ela é mais encontrada em imagens de moda associadas à ideia de vivacidade, energia e espontaneidade do que, por exemplo, sexo, drogas e rock’n'roll.



Mas, vamos voltar à Paris: com seu jeito particular de caminhar pela passarela (“deslizando como uma cobra”, na descrição de Giovanni Frasson), ela abriu os desfiles de verão 2012 de Jean Paul Gaultier e John Galliano, e fechou os de Elie Saab, Lanvin, Roland Mouret e Gareth Pugh, além de Chistian Dior, com quem mantém um contrato para campanhas há algumas temporadas. Giovanni lembra o momento em que ele e Daniela Falcão encontraram a modelo na cidade luz: ela estava alugando uma bicicleta e, simpática que só ela, parou para conversar. Disse que seus próximos planos eram tirar férias e que adoraria terminá-las no Brasil.
A longo prazo, o único objetivo que Karlie tem é o de se tornar médica (embora Anna Wintour tenha escrito na editor’s letter da edição de setembro da Vogue que ela deveria seguir a carreira diplomática e representar os Estados Unidos em uma embaixada). Se ela vai ser a próxima Gisele Bündchen? “Só o jeito que ela encaminhar sua carreira irá dizer. Para ser Gisele é preciso diversificar os trabalhos, estar na capa de todos os tipos de revista que existem”, completa Giovanni. Pois encaminhada ela está.