O estilista francês Jean-Paul Gaultier já tem programinha para depois da apresentação de sua coleção de verão 2012, sábado (01.10), em Paris: viajar para o Brasil na próxima semana para lançar um documentário sobre os 35 anos de sua carreira, Jean-Paul Gaultier ou les Codes Bouleversés, dirigido pela ex-modelo Farida Khelfa.
Ambos aterrissam no Rio para o festival de cinema da cidade, que começa dia 6. Cliente fiel e amiga de todas as horas, Bethy Lagardèredará um jantar em homenagem à dupla no dia 10. É a diva jet-setter que está trazendo JPG ao Brasil como chefe de uma missão internacional especial do festival.
Farida escreveu seu nome na história do mundo fashion como a primeira modelo muçulmana contratada por uma maison francesa, no caso a de Gaultier. Um olheiro da grife, Frédérique Lorqua, descobriu-a numa noitada na antiga boate Le Palace, em Paris.
Nos anos 90, a melhor amiga – e madrinha de casamento – de Carla Bruni Sarkozy passou para os bastidores, dirigindo as maisons de Azzedine Alaïa e do próprio Gaultier, com quem brigou seriamente. As pazes foram seladas há dois anos, quando Farida fechou o último desfile do estilista para a Hermès, já de olho no documentário.