O presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho, que representou o prefeito Gilberto Kassab (PSD) na abertura da temporada verão 2012 da SPFW, na tarde desta segunda-feira, no Pavilhão da Bienal, afirmou que o evento de moda revelou pessoas que "vieram de baixo" e que hoje contribuem para reforçar a "economia criativa" da cidade paulista. Para a 31ª edição, a geração de negócios, segundo ele, deve superar o montante do ano passado, que ficou em torno de R$ 1,3 bilhão.
"Eu acredito que esse ano, com a economia ainda forte, deve superar, sem dúvida. Mas o principal é o impacto local, que mexe com toda uma cadeia produtiva e com mais de 52 itens da economia local. Há muita gente envolvida nesse movimento da SPFW. Não é apenas um evento fashion, é um evento que revelou pessoas que vieram lá de baixo, que hoje são sucesso, ganhando dinheiro e gerando divisas para a cidade", afirmou Caio Luiz de Carvalho.
Para o presidente da SPTuris, a SPFW contribui para a formação de uma identidade local e pode servir de exemplo para o surgimento de novos "talentos criativos", como o diretor do evento, Paulo Borges.
"Esse evento já é tradicional da cidade. Mas mais que ter eventos, o importante é ter eventos que posicionem e contribuam com uma identidade da cidade. São Paulo tem na cultura o seu valor econômico maior e nas chamadas economias criativas, que reúnem design, moda, televisão, cinema, teatro, dança, música. E a moda, no caso do Brasil, foi referência nesse processo de valorização de economias criativas. A prefeitura hoje é o principal patrocinador e o retorno que a cidade tem com isso é extraordinário, além de servir de exemplo para que mais Paulo Borges surjam na cidade", destacou Carvalho.
Ele afirmou ainda que a SPFW se apresenta como "chefe" em uma série de eventos culturais, como a Virada Cultural e a Mostra Internacional de Cinema, além de citar o evento de moda como uma forma de "resolver problemas sociais".
"São os eventos (Virada Cultural, Mostra Internacional de Cinema e SPFW) que mais posicionam São Paulo, com uma cidade com todos os problemas sociais de uma grande metrópole, mas uma cidade que tem no seu talento criativo, nos seus eventos culturais, uma maneira de resolver os problemas sociais. Então, eu acho que a SPFW é chefe nisso. Até porque o Paulo Borges é exemplo disso, ele é um talento criativo que impactou toda