Imagem da série “Connection 2010″ ©Ruud van Empel/Reprodução
Na edição em que a SPFW comemora o ano da Holanda no Brasil, uma série de ações foi amarrada, entre elas a exposição “Pretty Much Everything”, da dupla Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, e a mostra do artista Ruud van Empel, que tem um trabalho maravilhoso, baseado no uso extremo do photoshop, misturando o hiper-realismo com fantasia.
O trabalho de Ruud vai ganhar uma exposição especial aqui no Brasil, durante o São Paulo Fashion Week Verão 2012, com abertura na segunda-feira (13.06). As obras estarão disponíveis para visitação de quem estiver na Bienal até o fim da temporada de moda paulistana, que encerra no dia 18 de junho.
Van Empel trabalha com fotografias que mais parecem desenho e tem todo um processo especial e detalhista de produção: primeiro, ele fotografa os modelos em seu estúdio e depois une essas imagens à fotografias de ambientes externos, como paisagens, plantas e animais. As roupas também são fotografadas separadamente, em manequins. A montagem é feita por meio digital e a composição final parece uma ilustração em alta definição.
De cores e contrastes fortes, o trabalho de Van Empel muitas vezes tem crianças como personagens principais, geralmente enquadradas em ambientes cheios de informação, criando imagens ao mesmo tempo instigantes e etéreas.
Ruud Van Empel é um artista holandês, nascido na cidade de Breda, em 1958. Van Empel estudou na academia de artes plásticas de Sint Joost, em sua cidade natal, entre 1976 a 1981. Ele já atuou como designer, cenógrafo de teatro, diretor de arte de televisão e em diversas produções cinematográficas e mais.
Conheça – e deixe-se encantar – alguns dos trabalhos de Van Empel na nossa galeria.