Um túnel feito de papelão em formas geométricas logo na entrada da SPFW dá as boas-vindas ao público do evento de moda mais importante da América Latina. Pouco depois, o visitante é "recebido" por uma exposição da renomada dupla de fotógrafos holandeses de moda Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, chamada "Pretty Much Everything".
Com 286 fotos de tamanhos variados, é possível notar a beleza sensual da top Kate Moss, que aparece nua, apenas com um véu de noiva e um sugestivo buquê escondendo suas partes íntimas. Um dos seios está totalmente descoberto e a modelo faz uma pose provocante com uma das mãos na boca. O estilista Alexander McQueen também é um dos principais destaques da exposição, seguido da cantora islandesa Björk e do ator americano Sean Pean.
Enquanto não acontece a coletiva de imprensa sobre a exposição, marcada para esta terça-feira, a dupla circulou pelos ambientes da SPFW e virou atração no lounge da revista Vogue. No local, o fotógrafo Vinoodh Matadin comentou brevemente sobre sua estreia na SPFW. Convidado para homenagear o ano da Holanda no Brasil, ele disse que é a segunda vez que vem ao País e que é sempre bom visitar uma coisa nova (o evento de moda). Pouco depois, no espaço Clube SPFW, ele fotografava ao longe a própria exposição e o movimento dos visitantes.
O design da mostra é assinado pelo estúdio M/M, de Paris, e parece um labirinto, onde é possível conferir a mostra, mas sem perder em meio aos cliques da dupla. Após a SPFW, a exposição ficará aberta ao público da Bienal, com entrada gratuita, a partir do dia 19 de junho durante 15 dias.
Simpáticos, eles conversavam com assessores e atendiam brevemente jornalistas. Em sua primeira visita ao Brasil, a fotógrafa Inez van Lamsweerde se disse "encantada" com a arquitetura da cidade de São Paulo. Segundo ela, esse é um aspecto da cultura brasileira que pouco se fala no exterior. A dupla destacou ainda a recepção calorosa desde a chegada ao País.Entre os visitantes da mostra, Bob Wolfenson, um dos principais fotógrafos brasileiros, destacou o ecletismo do trabalho de Inez e Vinoodh. "A exposição formou um conjunto interessante. São várias fotos de moda de trabalhos anteriormente encomendadas, mas aqui elas tomaram um outro rumo, outro sentido. Acho interessante também o ecletismo. Eles não são monotemáticos e a mostra da forma como está aqui apresentada, sem uma linearidade, é como se fosse uma subversão do estilo", afirmou Bob, que também aproveitou para cumprimentar a dupla.
Perto dali, no espaço Clube SPFW, a top Raquel Zimmerman engatou um animado papo com o tio de Inez, Eugene van Lamsweerde, que também veio ao Brasil para participar da abertura da exposição que veio de Amsterdã, capital da Holanda. A top já fez trabalhos para a dupla desde o começo de sua carreira e tem uma relação de amizade os fotógrafos. A top disse que sairia do evento em direção ao hotel. Nesta terça-feira (14), ela viaja logo cedo, rumo a Nova York.