Durante os desfiles masculinos de Milão e Paris para o verão 2011, os movimentos de cultura jovem do começo dos anos 1970 e 80 exerceram grande influência sobre as coleções. Pense nos punks, skas, skinheads e seus jeans alvejados, jaquetas de motocicleta em couro e na silhueta de alfaiataria, porém subvertida pelo streetwear.
Com isso surge uma das propostas mais interessantes para o verão 2011: as camisetas alongadas _modelos cujas barras se estendem um pouco além da habitual linha do quadril. Com modelagem simples, elas são updates instantâneos para os modelos básicos, ainda mais quando nos tecidos extra-confortáveis desta temporada (mescla, gaze de algodão, perfurados).
Enquanto as modelagens secas e ajustadas das calças não dão sinal de enfraquecimento junto ao mercado consumidor, os modelos de camisas e camisetas mais compridas vêm como importante elemento de composição _e equilíbrio_ do look. Levemente mais afastadas do corpo, elas resultam numa imagem 100% fashion forward quando combinadas com as jaquetas ou coletes ajustados, hits da estação. Remova as mangas e a imagem fica ainda mais fresca, variando entre as golas mais fechadas e profundos decotes “V”.
Osklen, Alexandre Herchcovitch, V.ROM e Cavalera são algumas das marcas nacionais que já investiram nesse modelo (em coleções anteriores ao verão 2011).
Outra dica rápida _e mais econômica_ são as “Summer T-Shirts” da American Apparel. Embora não tão alongadas como as que mostramos aqui, elas vêm com comprimento um pouquinho maior do que o padrão, sendo perfeitas para quem quer começar a experimentar o look.
Gianfranco Ferré verão 2011 |
Giuliano Fujiwara verão 2011 |
Jil Sander verão 2011 |
Osklen verão 2011 |
Raf Simons verão 2011 |
Dior Homme verão 2011 |