Quem sou eu

Minha foto
Serviços de styling, produção de moda, consultoria de moda e estilo, personal stylist, closet clearing, personal shopping, palestras e bate-papo de moda, consultoria de moda empresarial...

sábado, 2 de julho de 2011

Tudo pronto para a temporada de alta-costura



Começa segunda-feira (04.07), repleta de fortes emoções, a temporada de haute couture em Paris, e Vogue Brasil, claro, já está por aqui para a maxicobertura dos desfiles, das festas, dos coquetéis e da temperatura das ruas.
Que temperatura! Depois de dias de calor de 38ºC – em que os bombeiros jogavam água no asfalto -, São Pedro deu uma colher de chá para os fashionistas, com sol e termômetros parados em amenos 24ºC. L’Avenue, Costes, Raspoutine e Mathi’s praticamente não têm mesas para a próxima semana.
O highlight é a megafesta que o estilista Valentino promove quarta-feira em seu Château de Wideville, em prol da Fundação Naked Heart, criada pela top russa Natalia Vodianova para construir playgrounds em áreas de risco para crianças. O luxo dos luxos será um desfile com 45 vestidos exclusivos que Valentino, aposentado da moda desde 2008, e outros designers badalados, como Marc JacobsKarl LagerfeldMiuccia PradaGiorgio Armani e Tom Ford, criaram para a ocasião. Em seguida, rola um leilão de peças de Dior, ChanelGucci,Louis Vuitton e até de um vestido póstumo inédito de Alexander McQueen.
Na cabeça da noite do bem estão o empresário Giancarlo Giammetti, sócio de Valentino, e o brasileiro Cacá de Souza, relações-públicas da grife que leva o nome do estilista e da pessoa física do mestre. A noite tem o apoio de Madonna, Gwyneth Paltrow, Anne HathawayDavid eVictoria BeckhamElton JohnKate Winslet e da colecionadora russa Dasha Zukhova. Dress code? Black tie para homens e prata e branco para as mulheres. Nossa diretora de estiloDonata Meirelles lidera uma das mesas, esgotadas há um mês.
Na segunda-feira, a Dior desfila sua couture no Museu Rodin pela primeira vez sem Galliano, com coleção concebida pelas petites mains do ateliê da Avenue Montaigne. Será que a grife vai aproveitar o ensejo para anunciar o substituto do estilista, demitido por conta da bebedeira e das acusações de racismo? Um bolão dos fashionistas aposta que só em setembro, no prêt-à-porter, conheceremos o nome do felizardo – ou felizarda…
O italiano Giambattista Valli faz seu début na alta-costura às sete e meia da noite, em apresentação apenas para 300 convidados, na Galerie Madeleine, onde ele abriu recentemente sua primeira loja. Logo depois, a turma se reúne para festejar o feito em jantar no Kaviar Caspia, uma tradição que Giamba segue à risca – e em time que está ganhando não se mexe.
A terça será atribuladíssima e começa cedo, com o desfile da cruise collection da Louis Vuitton, que contará com a colaboração especialíssima da diretora Sofia Coppola. Desta vez, a bestfriend de Marc Jacobs não se limitou a dar pitaco em algumas peças, mas em fazer uma co-curadoria de toda a coleção. Logo depois, vem a apresentação da Armani Privé no Palais de Chaillot – o moral do estilista italiano está nas alturas, já que foi ele quem assinou o vestido de noiva de Charlene Wittstock, no badalado casamento de Mônaco. À tarde, o brasileiroGustavo Lins e a Givenchy mostram seu inverno e, à noite, o sempre aguardadíssimo desfile da Chanel volta ao enorme Grand Palais às 22h para a coleção inspirada nas incursões de Mademoiselle na Place Vendôme – ela morou no Ritz, bem ali, lembram? Parece que não faltarão joias impactantes na passarela…
Na quarta-feira, Pier Paolo e Maria Grazia mostram, às dez da manhã, as novidades deValentino no Hôtel Salomon de Rothschild, antiga residência da tradicional família de banqueiros; o libanês Elie Saab desfila sua couture no Théâtre de Chaillot (à noite, ele lança seu primeiro perfume, com festa na Casa da Moeda, horário infeliz porque compete com a soirée de Valentino e Natalia); Jean Paul Gaultier faz à tarde o desfile comemorativo de 35 anos de carreira nos headquartes da Rue Saint Martin e pausa para o cabeleireiro porque a festança do castelo promete.
Quinta é o dia de descobrir as novidades da alta joalheria de Chanel, Boucheron, Chaumet, Dior e Van Cleef & Arpels e a volta de Azzedine Alaïa à alta-costura, com desfile ao meio-dia.
Mas hoje só se fala de um assunto: o casamento do príncipe Albert II com a ex-nadadora sul-africana Charlene Wittstock, em Mônaco, com quatro brasileiros na lista de convidados. Tatiana Santo Domingo, namorada do príncipe Andrea Casiraghi, filho de Caroline de Mônaco, Alexander Dellal, namorado da princesa Charlotte Casiraghi, também filha de Caroline, a jornalista e apresentadora Márcia Peltier, com o marido, Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. Há 20 anos, Nuzman é um dos bestfriends de Albert II, com quem costumava jogar partidas de vôlei e de quem é colega no COI.  Os vestidos de Márcia – quatro – foram todos assinados por sua irmã, a estilista Mônica Conceição, que tem ateliê em São Paulo. Para a cerimônia religiosa desta tarde, ela arremata a produção – um vestido de cetim duchesse pistache, blusa com cinto e laço na cintura, saia forrada de tule francês rebordado em linha – com um chapéu da próxima coleção de Philip Treacy, escolhido pelo próprio, em maio, em Londres. Ufa, ufa. (BRUNO ASTUTO)
Bruno Astuto, já em Paris para a temporada, mostra os convites da alta-costura